About

terça-feira, 17 de março de 2015

Curso “Catalogação de livros digitais: orientações para AACR2, RDA, MARC e ISBD”

Estão abertas as inscrições para o curso “Catalogação de livros digitais: orientações para AACR2, RDA, MARC e ISBD”, com Liliana Giusti Serra



O curso visa apresentar aos participantes as orientações da Library of Congress para descrição de livros digitais, a partir da criação de registros neutros. 
O livro digital será brevemente apresentado, buscando identificar as características principais do objeto empírico, com foco nos elementos necessários à sua descrição.
Serão apresentadas as orientações para descrição pelo AACR2 e pela RDA, com a distribuição dos dados no formato MARC, com discussão de questões abertas. Também será analisada a normativa ISBD, com vistas à representação descritiva de livros digitais.


Objetivo: fornecer subsídios para tomada de decisão do catalogador sobre a descrição de livros digitais e a importância de sua inclusão nos catálogos das bibliotecas. 

Carga horária do curso: 6h

Metodologia: Apresentação das orientações da Library of Congress para AACR2, RDA e MARC e da ISBD, com aplicação prática das normativas e realização de exercícios. 


Conteúdo programático:
Conceituação do livro digital (e-book), visando identificar informações importantes para realização da representação descritiva
Apresentação de orientações do Program for Cooperativa Cataloguing (PCC), da Library of Congress para descrição de livros digitais neutros
Orientações do PCC para AACR2 e sua representação em MARC
Orientações do PCC para RDA e sua representação em MARC
Apresentação das orientações da ISBN para descrição de recursos eletrônicos
Discussão de questões abertas para a descrição de livros digitais
Discussão de exercícios prontos

Realização de exercícios

Público-alvo: Bibliotecários, catalogadores e demais interessados em representação descritiva.

Programe-se!
Data23 DE MAIO DE 2015.
Horário: das 9h às 16h.
Local: Ação Educativa - Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.

Obs.: O curso precisa atingir um número mínimo de participantes e as vagas são limitadas. Caso este número não seja atingido, faremos a devolução do valor pago.

Os participantes receberão material e certificado em formato digital.

Valores e formas de pagamento:
Valor: R$ 150,00
Formas de pagamento: Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Boleto Bancário ou Depósito em conta
Para pagar com cartão de crédito, cartão de débito ou boleto bancário, clique no botão abaixo do Pag Seguro.
Se preferir realizar o pagamento via depósito em conta-poupança, os dados bancários serão informados no formulário de inscrição.
Inscrições e pagamentos podem ser realizados até 20/05.
Emitimos Nota Fiscal para empresas e instituições. Para obter a nota, por favor, envie os dados (razão social, CNPJ, endereço da empresa e nome completo do participante) para: paloma.altran@gmail.com


Currículo Resumido de Liliana Giusti Serra.
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP). Recomendação da banca de qualificação para doutorado direto. Especialista em Gerência de Sistemas (2008) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP) e graduação em Biblioteconomia (1992) pela mesma instituição. Profissional da informação da Prima, desenvolvedora dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. Consultora em Ciência da Informação. Pesquisas na área de conteúdo digital licenciado (e-books, livros digitais, livros eletrônicos) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em automação de bibliotecas, gestão de acervos, gerenciamento de documentação eletrônica, planejamento de bibliotecas digitais, e-books e metadados (MARC, Dublin Core).

Acesse o Currículo Lattes.

0 comentários :

Postar um comentário