About

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Curso “Mediação da Informação”, com o Prof. Dr. Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Estão abertas as inscrições para o curso “Mediação da Informação”, com o Prof. Dr. Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

  


   






A mediação da informação está presente de maneira não explicitada na seleção, na escolha dos materiais que farão parte do acervo da biblioteca, em todo o trabalho de processamento técnico, nas atividades de desenvolvimento de coleções e também no serviço de referência e informação. 

Nas Bibliotecas, Arquivos, Museus, Centro de Documentação e de Informação, a mediação da informação é consequência da lacuna teórica do Serviço de Referência. Historicamente, o Serviço de Referência possuía elencos de ações, mas não uma teoria sólida que desse sustentação ao fazer e à prática bibliotecária.


A partir dessas ideias, o curso pretende apresentar e discutir conceitos e bases teórico-práticas para os bibliotecários que atuam no Serviço de Referência (Mediação Explícita da Informação) ou nos Serviços de Aquisição, Desenvolvimento de Coleções, Processamento Técnico e outros (Mediação Implícita da Informação).

Objetivo: Possibilitar aos alunos o entendimento e a compreensão de aspectos teóricos e práticos do processo de mediação da informação em Equipamentos Informacionais.

Carga horária do curso: 6h

Conteúdo programático:
1 Pressupostos Teóricos

2 Informação
    2.1 Conceito
    2.2 Correntes
    2.3 Sociedade da Informação
    2.4 Sociedade do Conhecimento

3 Mediação da informação
    3.1 Conceitos
    3.2 Apropriação
    3.3 Mediação da informação - Histórico
        3.3.1 Serviço de Referência
        3.3.2 A questão de referência
        3.3.2.1 Mediação pré-questão
        3.3.2.2 Mediação pós-questão
    3.4 Manipulação e controle da informação

4 Mediação e Globalização
    4.1 Globalização

5 Mediação e fazer profissional
    5.1 Mediação explícita
    5.2 Mediação implícita

Público-Alvo: Profissionais que atuam com a informação, Estudantes de Biblioteconomia, interessados em geral.

Metodologia: Aula expositiva/dialogada.

Programe-se!
Data: 07 DE MARÇO DE 2015.
Horário: das 9h às 16h.
Local: Ação Educativa - Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.

Obs.: Atenção: atingimos o número mínimo necessário de participantes. Desta forma, o curso está confirmado! Será realizado neste sábado, dia 07 de março!
Os participantes receberão material e certificado em formato digital.

Valores e formas de pagamento:
Valor: R$ 145,00
Formas de pagamento: PagSeguro ou depósito em conta
Você pode pagar sua inscrição via PagSeguro, utilizando cartão de débito, crédito (à vista ou parcelado) ou boleto bancário. Se preferir realizar o pagamento via depósito em conta-poupança, os dados bancários serão informados no formulário de inscrição.
Inscrições via depósito em conta-poupança podem ser realizadas até 06/03.

Valor para associados ABECIN: R$ 95,00
Forma de pagamento: somente via depósito em conta
Os dados bancários serão informados no formulário de inscrição.
Inscrições via
 depósito em conta-poupança podem ser realizadas até 06/03

Emitimos Nota Fiscal para empresas e instituições. Para obter a nota, por favor, envie os dados (razão social, CNPJ, endereço da empresa e nome completo do participante) para: paloma.altran@gmail.com

Currículo Resumido do Prof. Dr. Oswaldo Francisco de Almeida Júnior.
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina e professor titular do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e sociedade, mediação da informação, serviço de referência e informação, bibliotecas públicas e biblioteconomia. Mantenedor do site Infohome (www.ofaj.com.br). Presidente (Gestão 2014-2016) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação.
Acesse o Currículo Lattes.

0 comentários :

Postar um comentário