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terça-feira, 1 de outubro de 2013

Veja como foi o curso o curso "Letramento Infantil", com Nádia Hommerding, em 18/09/2013


Curso "Letramento Infantil", com Nádia Hommerding
 
 
No dia 28 de setembro de 2013, realizei o curso “Letramento Infantil: como montar um programa para desenvolvimento de competências de leitura em Bebês e Crianças na Biblioteca, com a palestrante Nádia Hommerding, em Parceria fechada com a FESPSP.
 





Inúmeros estudos têm demonstrado que as crianças que consistentemente são expostas a uma variedade de estórias e experiências tornam-se melhores leitores, ouvintes, expandem seus vocabulários e desenvolvem maior capacidade de compreensão de textos, além de melhor habilidade para verbalização de pensamentos e opiniões do que aqueles que não foram expostos a tais experiências. Diante dessa constatação, pesquisadores definiram 6 habilidades/aptidões para aprender a ler, são elas:


1. MOTIVAÇÃO AOS MATERIAIS IMPRESSOS (Print Motivation)

2.CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA (Phonological Awareness)

3.VOCABULÁRIO (Vocabulary)

4.HABILIDADE NARRATIVA (Narrative Skills)

5.NOÇÃO/CONSCIÊNCIA DE MATERIAIS IMPRESSOS (Print Awareness)

6.CONHECIMENTO DAS LETRAS (Letter Knowledge)


O Letramento Infantil é: o que as crianças aprendem e sabem sobre ler e escrever antes que saibam de fato ler e escrever.
 
  
O objetivo do curso foi informar aos bibliotecários, professores, pais e tutores de bebês e crianças (de 0 meses a 5 anos) a importância da interação com livros, do ato de ler em voz alta e das consequências positivas no desenvolvimento futuro da criança, além de buscar divertir a criança ou bebê e despertar o sentimento de carinho e interesse na leitura e nos livros, e como podemos realizar as ações/atividades para promover o Letramento Infantil, seja nas Bibliotecas, Escolas ou em casa, com os filhos/sobrinhos/netos.

O público-alvo de um programa de Letramento na Biblioteca ou Escola, ao contrário do que muitos imaginam, não são somente os bebês e crianças, mas sim os adultos (pais, mães, cuidadores, tios, avós). Os adultos são um público em potencial para a Biblioteca, devemos aproveitar o momento em que eles estão na Biblioteca com filhos para agir e proporcionar experiências de forma a fazer com que os pais, crianças e tutores percebam a importância das crianças com os livros, pois isso cria um laço afetivo que beneficiará o aprendizado. E, cativando os pais, a tendência é que se cria, então, em toda a família, o gosto pelos livros, biblioteca, incentivando, assim, a apropriação efetiva desse espaço público pelos cidadãos.

Nádia chamou a atenção para a diferença entre “possuir um mobiliário” para crianças e bebês na Biblioteca e “possuir metodologia de ensino/trabalho”. Ter um mobiliário não garante uma efetiva relação entre a biblioteca e os bebês e crianças de modo a ajudá-los em seu desenvolvimento. É imprescindível que a instituição possua uma metodologia de ensino/trabalho, que envolve estudos sobre o Letramento Infantil, para que de fato esse trabalho se consolide.

Além disso, o programa de Letramento Infantil é diferente do programa de Contação de histórias. O foco do Letramento é trabalhar o desenvolvimento das 6 habilidades acima citadas. As ações focam esse objetivo.

Foi um sábado muito produtivo e gostoso. A palestrante Nádia mostrou na prática como montar um programa de Letramento, quais e como podem ser desenvolvidas as atividades no programa.

Foi uma junção de informação com descontração e o sábado passou voando.

Agamenon foi o ganhador do livro sorteado entre os participantes, cortesia da "livrosdebiblio".
 
Confira as fotos no álbum do facebook!

Agradeço à Roseli Miranda, pela indicação da palestrante, à Nádia Hommerding, por ter aceitado meu convite para ministrar este curso, a todos os participantes, ao Akira Takiy, por toda ajuda e apoio, à FESPSP pela parceria e a todos que ajudaram na divulgação deste curso, obrigada!

 

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