About

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Curso "Planejamento de bibliotecas digitais”, com Liliana Giusti Serra

Estão abertas as inscrições para o curso “Planejamento de bibliotecas digitais”, com Liliana Giusti Serra
Curso em parceria: Paloma Altran e FESPSP




Curso com abordagem prática, enfatizando as etapas de planejamento necessárias para criação de projetos de bibliotecas digitais. O foco do curso não é a tecnologia de bibliotecas digitais, mas oferecer aos participantes orientações diversas sobre questões como escolha de tecnologia, de repositório, seleção de documentos, digitalização, aquisição de conteúdos digitais, direitos autorais, preservação digital, DRM (Digital Rights Management) etc. Serão apresentados os conceitos de bibliotecas digitais, virtuais, eletrônicas e híbridas, apresentando os modelos existentes, critérios para seleção de hardware e software, ferramentas de repositórios e protocolos e padrões de interoperabilidade. Serão abordadas as questões de direitos autorais, definição de políticas institucionais, digitalização, seleção de conteúdo digital, serviços oferecidos, infraestrutura necessária entre outros temas. Serão apresentadas orientações de ECM (Enterprise Content Management) e outras áreas relacionadas, fornecendo subsídios aos bibliotecários para planejamento, acompanhamento e tomada de decisão em projetos de bibliotecas digitais. O foco do curso está na aplicação e oferta de serviços e não na questão tecnológica para construção de bibliotecas digitais.

Objetivo geral: Orientar aos participantes nas questões de planejamento necessárias para implantação de projeto de bibliotecas digitais identificando os pontos que devem ser avaliados e acompanhados, orientando na tomada de decisões.

Objetivo específico: Proporcionar contato com as questões necessárias para planejar e dar continuidade a projetos de bibliotecas digitais, como conceituação sobre bibliotecas virtuais e digitais, escolha de ferramentas de repositórios, modelos de negócios, direitos autorais, patrocínio do projeto, políticas institucionais, infraestrutura necessária para implantar e dar continuidade entre outros aspectos.

Carga horária do curso: 8h

Conteúdo programático:
- Introdução
- Objetivos gerais e específicos
- Evolução tecnológica nas bibliotecas
- Novo usuário e a explosão da informação
- Conceitos de biblioteca digital, virtual, eletrônica e híbrida
- Tipos de bibliotecas digitais
- Formatos de metadados para BDs (MARC, DC) e interoperabilidade
- Protocolo OAI, provedores de serviços e de dados
- Repositórios de dados (SophiA, DSpace, Nou-Rau, Fedora, Greenstone etc.)
- Conteúdos digitais (Produção institucional, Domínio público, E-books, Leitores digitais (eReaders) etc.)
- Gerenciamento digital
- Seleção de documentos (analógicos e digitais)
- Estratégia de captura (formatos de arquivos, nomes dos arquivos, resolução, aplicação de ferramentas para tratamento de imagem etc.)
- Política de digitalização
- Planejamento (Formas de digitalização, Controle de qualidade, Tonalidade das imagens, Resolução, Nível de compressão das imagens etc.)
- Aspectos legais
- Políticas institucionais
- Preservação digital: Conversão de mídias, formatos
- Política de uso e acesso aos documentos
- Gerenciamento de custos / investimentos
- Infraestrutura
- Repositórios
- Hardware (backup, scanners, servidores e estações de trabalho etc.)
- Software (Ferramentas para manipulação de imagens, OCR, Padronização (PDF)
- Recursos humanos
- Serviços oferecidos (Pesquisa ampliada, EaD, Cooperação (catalogação, indexação, digitalização), Participação em projetos externos)
- Exemplos de aplicações
- Vantagens e desafios
- Considerações finais.

Público-Alvo: Bibliotecários e demais interessados.

Metodologia: Aula expositiva.

Programe-se!
Data: 07 de dezembro de 2013 (sábado).
Horário: das 9h às 18h.
Local: FESPSP - Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.
Vagas limitadas. Os participantes receberão certificado.

Valor:
Valor: R$ 150,00.

Formas de pagamento: 
- boleto bancário: para inscrições realizadas pelo site da FESPSP;
cartão de débito/crédito: para inscrições realizadas diretamente na secretaria da FESPSP. 

Emitimos Nota Fiscal ou Nota de Empenho para empresas, instituições e pessoas interessadas. Para obter a nota, por favor, envie os dados (razão social, CNPJ, endereço da empresa e nome completo do participante) para: paloma.altran@gmail.com


Currículo Resumido de Liliana Giusti Serra
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP). Especialista em Gerência de Sistemas (2008) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP) e graduação em Biblioteconomia (1992) pela mesma instituição. Profissional da informação da Prima, desenvolvedora dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. Consultora em Ciência da Informação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em automação, gestão de acervos, gerenciamento de documentação eletrônica, planejamento de bibliotecas digitais, e-books e metadados. Acesse o Currículo Lattes.


0 comentários :

Postar um comentário