About

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Veja como foi o curso "Indexação e Resumo de Filmes", com Marina Macambyra, em 24/08/2013

A palestrante Marina Macambyra
No dia 24 de agosto de 2013, realizei o primeiro curso por meio da Parceria fechada com a FESPSP. O tema do curso foi "Indexação e Resumo de Filmes", com Marina Macambyra. Em 08 de dezembro de 2012, realizei com Marina Macambyra o curso “Catalogação e Indexação de Filmes”. Por meio das sugestões recolhidas no “questionário de avaliação”, decidimos criar esse novo curso, para tratar de forma mais profunda a questão da indexação, abordando, também, a questão da elaboração dos resumos de filmes, ações que geram muitas dúvidas nos bibliotecários e que não são tão “simples” de se executar.


Segue um resumo do que vimos neste curso.

Elaborar resumos de filmes é o mesmo que fazer resumos de textos? Posso contar o fim do filme no meu resumo? É possível indexar filmes usando o mesmo vocabulário controlado que usamos para livros e artigos? Por que é necessário indexar filmes de ficção? Essas são algumas das questões que Marina Macambyra abordou durante o curso.

Marina iniciou o curso falando sobre os tipos de filmes e tipos de resumos, os métodos que existem para elaboração dos resumos (quadro a quadro, por plano e por sequência), as vantagens e desvantagens de cada um deles e como saber por qual optar.

Marina falou sobre os métodos para elaboração de resumos de documentários e de filmes de ficção, sobre a importância de se avisar o usuário sobre a existência de cenas sangrentas, de violência, que possam chocar, enfim, da importância de se avisar o usuário para que ele não seja pego de surpresa e para que ele possa decidir se quer ou não assistir a esse tipo de conteúdo.

Marina explicou sobre a importância de se conhecer o usuário da unidade de informação, o tipo de informação que procura e o tipo de uso que ele fará do filme: pesquisa acadêmica, lazer etc. Isso é fundamental para saber como, o que e de que forma descrever o conteúdo na indexação e no resumo.

O stand da “livrosdebiblio” marcou presença no curso.

Stand da "livrosdebiblio"
A palestrante chamou a atenção para o uso da linguagem adequada e para os “cacoetes clássicos” utilizados em resumos ( que devem ser evitados pelo redator/bibliotecário), devendo o resumo ser objetivo. Na unidade de informação o objetivo do resumo não é “comercial” (como os das distribuidoras), mas, sim, “informacional”, ou seja, o resumo deve dar a informação ao usuário.

A indexação é fundamental para garantir ao usuário a recuperação da informação e, desta forma, garantir o acesso ao documento. Marina explicou sobre as diferenças entre gênero e forma e a importância de se fazer uma lista com as definições que a biblioteca adotará para padronizar as ações.

Marina explicou, ainda, sobre as especificidades da indexação de obras ficcionais e os cuidados especiais que o bibliotecário deve ter para “não ver o que não existe”. Como as imagens são “flexíveis”, os bibliotecários precisam estar atentos para não passar para o resumo e indexação juízos de valores, preconceitos e suposições.

Marina falou sobre muitos aspectos, utilizou exemplos práticos em todos os momentos e deu exercícios aos participantes para que pudessem colocar em prática o que estavam aprendendo, entender como funcionam os processos de resumo, indexação e tirar dúvidas.

Por fim, a palestrante orientou que as bibliotecas precisam definir critérios para que as ações sejam padronizadas.

Adriana foi a ganhadora do livro sorteado entre os participantes, cortesia da "livrosdebiblio".


Adriana foi a ganhadora do livro sorteado

Agradeço à Marina Macambyra, por ter aceitado meu convite para ministrar este curso, a todos os participantes, ao Akira Takiy, por toda ajuda e apoio, à FESPSP pela parceria e a todos que ajudaram na divulgação deste curso, obrigada!


As fotos podem ser vistas no álbum do Facebook.

1 comentários :

Para mim foi uma ótima experiência! Espero que os alunos também tenham gostado.

Postar um comentário