About

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Veja como foi o curso "Gestão para Profissionais da Informação", com Valéria Valls, realizado em 13/04/2013

No dia 13 de abril de 2013, realizei o curso "Gestão para Profissionais da Informação", com a Prof.ª Dr.ª Valéria Valls, na Av. Paulista. A primeira turma dessa curso aconteceu em 21 de abril de 2012 e, atendendo a muitos pedidos, realizamos essa segunda edição, que foi tão boa quanto a primeira!

A Prof.ª Dr.ª Valéria Valls
Valéria Valls, como sempre, fez com que o sábado se tornasse um dia super produtivo! Ela compartilhou muitas informações importantes sobre o processo de gestão em unidades de informação. Falou sobre a questão dos recursos, sobre as funções administrativas do processo de gestão, sobre planejamento, controle e a tão famosa e difícil gestão dos recursos humanos, a questão da liderança, explicou sobre a sigla CHA, as competências, a comunicação, enfim, abordou com muita propriedade sobre todos os itens que compõem o tema. 

A palestrante lembrou que são da natureza de um gestor Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. E que um gestor deve ter um olhar de 360º graus sobre a infraestrutura que ele gerencia. O gestor não “acha” nada, ele tem “certeza”, pois suas ações devem ser baseadas em planejamento, pesquisa, indicadores e em fatos. Para tanto, é imprescindível que um gestor saiba fazer projetos.

Valéria Valls também chamou a atenção para a Gestão de Recursos Humanos: é preciso integrar os profissionais/colaborador de sua equipe à empresa. Assim, o mais indicado (que parece óbvio, mas que poucas vezes acontece de fato) é apresentar a empresa a todo membro novo na equipe, fazer com que ele conheça todos os departamentos que a constituem, quais os objetivos e missão da empresa e do departamento em que o profissional atuará para que ele possa conhecer, ter uma noção, do todo. O treinamento também é muito importante.

Participantes do curso
A palestrante lembrou que os recursos humanos, ou seja, os funcionários/colaboradores são um “meio”, mas o “fim” da empresa é o usuário/cliente. Recursos, equipes e planejamento são “meios” para se alcançar o objetivo estabelecido. Todos esses recursos são consumíveis e o único recurso que não se “perde” é o conhecimento.

A Prof.ª Valéria Valls é muito experiente e possui uma didática que torna o aprendizado suave e prazeroso. Houve muita troca de experiências, o público participou ativamente durante todo o dia, o que enriqueceu mais ainda o curso. Foi uma grande oportunidade de aprendizado, tanto pelos conhecimentos passados pela Valéria Valls, quanto pelas experiências compartilhadas, no decorrer do curso, pelo público.

É muito gratificante poder oferecer oportunidades como esta, para que os profissionais da informação se atualizem, troquem/compartilhem experiências de forma que todos possam gerar conhecimentos que culminam na evolução de seus trabalhos.

Agradeço imensamente a todos os participantes, à Prof.ª Dr.ª Valéria Valls, por sempre me apoiar e acreditar em meu trabalho, ao Akira Takiy por sempre estar ao meu lado e me ajudar em tudo e a todos que auxiliaram na divulgação deste curso! Muito obrigada!


Confira as fotos publicadas no álbum do Facebook.

0 comentários :

Postar um comentário