Curso "Elaboração de Projetos Culturais a partir de editais públicos".

Curso "Letramento Infantil: programa de leitura para bebês e crianças na biblioteca".

BiblioCamp São Paulo, realizado na Biblioteca Alceu Amoroso Lima em 05/10/2013.

Curso "Planejamento de Bibliotecas Digitais".

Curso "Pesquisa e Recuperação das Fontes de Informação Jurídica".

Curso "Documentação Jurídica e Financeira: da gestão à organização técnica".

V Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Ano de realização: 2010. Daniel Terrível, Patrícia Pimenta, Paloma Altran, José Antonio Moreiro González (Universidad Carlos III de Madrid), Beatriz Araújo, Amanda Franco e Ana Marysa.

About

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Veja como foi o curso "Curadoria Digital: coleções na web", com Moreno Barros



Neste último sábado (16/06/2012), realizei o curso "Curadoria Digital: coleções na web", com Moreno Barros, bibliotecário Centro de Tecnologia da UFRJ, graduado pela UFF, mestre em Ciência da Informação pelo IBICT, doutorando em História das Ciências na UFRJ, editor do Blog "Bibliotecários Sem Fronteiras", entre outras coisas mais (ficou todo mundo do curso se perguntando: o Moreno Barros dorme? Pois ele está envolvido em muitos, muuuuitos projetos...rsrsrs, um super exemplo do que é ser pró-ativo).


Moreno Barros e Paloma Altran.
Foi um sábado repleeeeeto de novas informações, o Moreno falou desde o processo de digitalização (mostrando fotos e vídeos de câmeras, scanners, laboratórios), os softwares, proprietários e livres, disponíveis, os hotsites, sites e bases de dados de acervos digitais, citando os cases de sucesso no exterior e no Brasil, e se aprofundou na questão sobre o conceito e atuações da "Curadoria Digital".


Moreno falou, também, da diferença entre o que está "disponível" e o que está "visível". Chamou a atenção para uma prática que deve ser modificada: muitos bibliotecários atuam no processo de digitalização dos acervos, da criação dos catálogos e sua disponibilização na web, entretanto, estar disponível na internet não significa estar sendo visto, utilizado. E os bibliotecários precisam atuar nessa questão de maneira mais enfática. É preciso fazer com que os usuários possam "redescobrir tesouros". Todos os importantes acervos digitais, principalmente os históricos, que estão disponíveis na internet, precisam estar "evidenciados", precisam estar a "poucos cliques" dos usuários. O trabalho de curadoria serve para fazer com que os usuários "saibam"/"conheçam" os conteúdos das bibliotecas de forma rápida e prática. Pois somente assim os acervos serão consultados, utilizados e replicados à outros usuários, fazendo com que a informação circule de maneira efetiva.
Participantes do curso "Curadoria Digital: coleções na web".


Tivemos o prazer de receber pessoas de diferentes cidades e estados! Tivemos participantes aqui de São Paulo, de Ubatuba, de Campinas, de São Carlos, de Londrina (PR) e de São Luís (MA)!!! O que enriquece ainda mais a troca!


Quero agradecer ao Moreno Barros, a todos que me ajudaram na divulgação do curso, ao Akira Takiy por toda ajuda na impressão dos certificados, coffee-break, fotos e por estar sempre ao meu lado, e a todos os inscritos, que fizeram com que o curso se concretizasse, muito obrigada!