About

terça-feira, 17 de julho de 2012

Veja como foi o curso "Gestão Estratégica de Documentos Empresariais", com Roseli Miranda

Roseli Miranda e Paloma Altran
Neste último sábado, 14/07, realizei mais um curso. Desta vez a temática foi a Gestão de Documentos Empresariais, com a palestrante Roseli Miranda, direcionada aos profissionais que trabalham em Centros de Documentação, Arquivos Empresariais, Jurídicos ou em Arquivos públicos.
Foi um sábado muito frio, mas os edredons e as camas quentinhas não conseguiram segurar os profissionais ávidos de saber, felizmente! Com 100% de presença, todos enfrentaram o frio para passar o sábado no curso, adquirindo e trocando informações.

João Lazaro, de Araras, interior de SP
Tive o prazer de receber participantes de outras cidades, como o João Lazaro, que veio de Araras, e a Denise Alves e Jéssica Aparecida, que saíram de Sorocaba às 5h da manhã, para participarem do curso.

Roseli Miranda, que é especialista em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas, docente no curso de pós-graduação na FESPSP, membro da Comissão de Informação e Documentação Jurídica do CRB 8ª região e tem vasta experiência no trabalho em arquivos e centros de documentação, compartilhou seu conhecimento, sempre trazendo informações teóricas e realizando um link por meio de exemplos práticos, o que foi um dos pontos-alto do curso, muito elogiado pelos participantes. Trazer para o curso exemplos práticos ajuda no entendimento e consequente aprendizado dos participantes e a Roseli, com sua experiência, nos presenteou com exemplos muito elucidativos.

A palestra iniciou com uma visão sobre o "negócio", ter esta questão muito bem definida e clara é fundamental para a gestão da informação, que precisa estar alinhada à visão, missão e valores da empresa/instituição a qual o Arquivo/Centro de Documentação pertence. Também foi falado sobre a análise do ambiente externo e interno, além das questões relacionadas a sociedade do conhecimento e a decisão estratégica, todos pontos importantes para a gestão.

Roseli também retomou conceitos essenciais como a Teoria Arquivística e seus Princípios (Proveniência, Integridade, Organicidade, Unicidade e Cumulatividade), a Teoria das Idades Documentais e a Tabela de Temporalidade de Documentos.

Abordou como e quais são os passos e questões que devem ser analisadas e trabalhadas para se realizar a administração do arquivo e a gestão estratégica de documentos.
Os participantes realizaram alguns exercícios para melhor fixação dos conceitos trabalhados.

Roseli ainda abordou a questão da custódia e controle de temporalidade, da administração do acervo inativo, dos documentos digitais e as questões legais que envolvem os documentos (impressos e digitais) como meio de prova, sua validade jurídica, assim como o impacto da Lei nº 12.682 de 09/07/2012que regula a digitalização.

Tratou-se da Organização e Classificação dos Documentos e mostrou quadros com a tipologia documental mais comum que compõe os departamentos de uma empresa: Jurídico, Fiscal, Contábil e de Recursos Humanos.

Finalização do curso
A palestrante falou, também, sobre a diferença entre Gestão de Documentos e Gestão da Informação para proporcionar a Gestão do Conhecimento, o que faz com que uma informação seja estratégica, quais são os níveis de decisão no negócio e como o arquivo deve ser gerido para ajudar na tomada de decisões da empresa de maneira que este departamento deixe ser visto como uma "despesa" e passe a ser considerado um departamento-chave, uma ferramenta fundamental para o lucro e crescimento do negócio.
Enfim, isso é um breve resumo do que foi visto no curso! Foi um sábado de muito conteúdo, muito aprendizado e muita troca!

Agradeço à Roseli, por ter aceitado meu convite para ministrar este curso, agradeço a todos que ajudaram na divulgação, aos participantes que enfrentaram o frio, deixaram suas camas quentinhas e fizeram deste sábado um dia muito produtivo, agradeço à minha mãe, pelos quitutes do
coffee break e ajuda no credenciamento, ao Akira, pelo excelente trabalho de impressão da Gráfica Takiy e por sempre estar ao meu lado, me apoiando e ajudando e agradeço à Alexandria On Line, pela ajuda com as pastas!

As fotos do curso estão postadas no Facebook e podem ser vistas clicando
aqui.


Que possamos transformar todas estas informações e experiências em conhecimento!

2 comentários :

Parabéns Paloma!!! Está na hora de fazer novamente um curso com vcs!! beijos

Obrigada, Adriana! Você será sempre muito bem-vinda nos cursos! Um abraço!

Postar um comentário