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segunda-feira, 30 de julho de 2012

Veja como foi o curso "Biblioteca Universitária: qualidade e avaliações do MEC", com Rosa Maria Beretta


Rosa Maria Beretta (palestrante)



Neste último sábado, 28/07/2012, foi a vez do curso “Biblioteca Universitária: qualidade e avaliações do MEC”, com Rosa Maria Beretta.


Apresento aqui um “breve” relato do que vimos neste curso onde, mais uma vez, recebemos participantes de outros estados e cidades, como a Jaqueline, que veio de Joinville, além do pessoal de Sumaré, Campinas e Poços de Caldas.


Stand da livrosdebiblio
Tivemos a presença do Paulo Paulino e seu stand da livrosdebiblio que fez muito sucesso!


O curso iniciou com a apresentação dos participantes, um ótimo momento para conhecer outros profissionais, instituições e trocar experiências.


A palestrante mostrou que domina muito bem o assunto. Informou e esclareceu sobre a Regulação do Ensino Superior, quais são os tipos de IES e suas legislações, explicou quais são e como são os documentos Institucionais e suas relações com a Biblioteca, se aprofundou na questão da Biblioteca Universitária e Avaliações do MEC/INEP mostrando e explicando quais são, como são e para que servem Instrumentos de Avaliação utilizados pelo MEC.


A palestrante explicou todas as siglas que acompanham o processo e que costumam gerar confusão. São elas:

PPI - Projeto Pedagógico Institucional:


<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Traduz a essência filosófica e política do conceito de ensino, pesquisa e extensão da IES;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Qual a Vocação;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Quais as metodologias;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->De caráter definitivo.


PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional:


<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->De 5 em 5 anos (exemplo 2011 / 2015);
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Define as diretrizes – metas – ações e projetos;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->É o planejamento da IES;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Em consonância com as diretrizes do PPI.


PPC - Projeto Pedagógico do Curso:


<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Elaborado de forma articulada com o PPI;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Observando os princípios de contemporaneidade, inovação e flexibilidade e especificidade da área do conhecimento;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Atende as diretrizes curriculares;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Tem aderência com a identidade institucional e diversidade regional.

CPA - Comissão Própria de Avaliação:

<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Tem autonomia dentro da IES;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Formada por: alunos, professores, funcionários e comunidade externa;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Avalia todas as dimensões: seus pontos fortes e fracos;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Sugere soluções;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Relata anualmente para o MEC.


A palestrante ressaltou que é muito importante (e benéfico) que algum bibliotecário da instituição faça parte, seja membro da CPA.


E-MEC:


<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Sistema criado MEC em 2007;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Faz a tramitação dos processos regulatórios do Ensino Superior;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Permite a abertura e acompanhamento de processos;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Os processos possuem formulários.

SINAES - SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:

<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->1- Avaliação das IES: auto-avaliação = CPA e avaliação externa = avaliação in loco.
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->2- Avaliação dos cursos de graduação = informações no e-mec e avaliação externa = avaliação in loco.
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->3- Avaliação do desempenho dos estudantes Enade.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira:


<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Responsável pelas visitas de avaliação “in loco”.
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Banco de avaliadores: mestres e doutores de qualquer área ou IES.
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->INEP nomeia e treina os avaliadores.
Importante: pesquise no Lattes os avaliadores.


Processos de IES x MEC:

<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Credenciamento Institucional;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Renovação de Credenciamento Institucional;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Autorização de Curso;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Reconhecimento de Curso;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Renovação de Reconhecimento do Curso.

A palestrante informou que tanto no processo de Credenciamento quanto de Recredenciamento Institucional são avaliadas 3 dimensões:

<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Organização Institucional.
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Corpo docente e técnico administrativo (corpo social).
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Instalações físicas (entre elas a Biblioteca).

Já na Avaliação de Cursos, as 3 dimensões avaliadas são:
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Organização didático-pedagógica;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Corpo docente e técnico administrativo;
<!--[if !supportLists]-->}  <!--[endif]-->Instalações físicas (entre elas a Biblioteca).


Rosa e Vanda Lilian Lauande (ganhadora do livro sorteado)
O processo de Avaliação e Qualidade da Biblioteca é contínuo; quanto maior a quantidade de cursos maior a quantidade de avaliações; não consolidamos qualidade em Biblioteca de um dia para o outro e é preciso utilizar os requisitos dos instrumentos de avaliação do INEP sempre que possível para buscar recursos para biblioteca.


Os pontos importantes no processo de avaliação são: ter uma equipe capacitada (bibliotecários e equipe de apoio); ter um bom Sistema de Gerenciamento integrando o catálogo on-line e serviços; ter a consciência de que o site de biblioteca não é somente o catálogo on-line!


Foram muitos, muitos, os tópicos apresentados e trabalhados pela palestrante Rosa, que também fez questão de exemplificar documentos e instrumentos durante o curso, mostrando aos participantes modelos bem desenvolvidos de Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, relatórios, etc., além de entregar aos participantes cópias impressas dos instrumentos de avaliação: “Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância”,  “Instrumento de Avaliação para credenciamento de IES” e “Avaliação Institucional Externa: Recredenciamento”.


A ganhadora do livro sorteado entre os participantes sobre “Bibliotecas Universitárias” foi a Vanda Lilian Lauande e a participante Gisele Tutuy também ganhou um livro como uma singela forma de agradecimento pela frequência nos cursos que organizei, afinal, ela participou de todos que organizei até o momento!


A simpática e assídua Gisele Tutuy!

Quero agradecer à Valéria Valls, pela indicação da Rosa, agradeço também à Rosa, por ter aceitado o meu convite, a todos que ajudaram na divulgação deste curso, a todos os participantes que fizeram com que sua realização fosse possível, à Alexandria On line pela ajuda com as pastas, ao Paulo da livrosdebiblio, à minha mãe (pela importante ajuda na preparação dos quitutes do coffee break) e ao Akira (da Takiy Indústria Gráfica) pelo trabalho de impressão dos certificados e demais materiais, ajuda no credenciamento, coffee, fotografias e pelo companheirismo. A todos meu “muito obrigada”!


As fotos do curso estão postadas no Facebook e podem ser vistas clicando aqui.


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